.20 de outubro de 2017

Compras por impulso: Como dominar o vício


Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que 40% dos entrevistados (quatro em cada dez brasileiros) admitiram ter comprado algo que não precisavam nos últimos 30 dias por causa da facilidade de crédito.

Os itens mais comprados por impulso, segundo a pesquisa, são roupas, calçados e acessórios (14%), perfumes e cosméticos (8%), idas a bares e restaurantes  (6%) e smartphones (6%).


Tudo isso se deve a tentação nas lojas virtuais que facilitam e estimulam as compras.


Não vou mentir, há 3 anos atrás já fui assim. Se eu tinha 4 cartões de loja liberados, eu ia lá e gastava todo o limite. 
Se eu já tinha um kit de shampoo completo no box do banheiro, eu ia na perfumaria e comprava muito mais. 


Pinterest


Até que um dia minha ficha caiu e percebi que estava gastando excessivamente com coisas que não tinham necessidade. Meu guarda-roupa está cheio mas minha carteira estava vazia. Será que eu precisava de tudo aquilo? Não! 


Livrar-se do acúmulo de coisas é o primeiro passo para uma nova vida sem excessos, mas há outras maneiras para se livrar das compras por impulso.







COMO DOMINAR O VÍCIO POR COMPRAS


Foto: We Heart It



➡Nunca compre de primeira 



Se você gostou daquele produto, nunca compre de primeira. Vá para casa, pense a respeito, veja se não tem algo parecido e avalie se realmente precisa.

Questione se naquele mês é possível gastar aquele dinheiro. Parcelar nunca deve ser a primeira opção. O gasto deve estar previsto nas despesas do mês.


➡Observe e controle-se

Observe se você acumula coisas demais e demora o que adquire. Ter muitas peças de roupas, por exemplo, é sinal de impulso, sabia?


Se você está cheio dívidas, isso também é sinal de impulso!
Reflita e se controle, guarde dinheiro para uma situação de real necessidade. Promoções existem o tempo todo. Acalme-se.


Foto: We Heart It


➡Reconheça o problema 

Guarde o cartão de crédito e o cheque por um tempo. Deixe-o em casa quando sair para passear.

Quando for ao mercado,  leve uma lista do que precisa e seja fiel à ela. Evite circular pelos corredores, pois pode comprar coisas desnecessárias.

Evite passear pelo shoppings ou sair com "amigos gastadores". Procure não entrar em sites ou páginas de redes sociais de lojas que você gosta.
Mantenha uma planilha financeira em dia, anotando todos os gastos. Vendo para onde o dinheiro vai, há mais chances de se gastar dentro da renda.


➡ Corte o efeito bola de neve 

Conheça suas receitas e despesas, entenda o que pode economizar e quais gastos pode cortar.

Chame sua família para esse processo. É o momento para juntar todos e conscientizar aos ajustes de contas.

Corte supérfluos e negocie suas divididas em caso grandes atrasos imediatamente.
Com algumas dessas dicas é possível se livrar das compras por impulso e consequentemente livrar-se das dívidas gigantescas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Viva essa Moda - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger