.9 de setembro de 2016

DICA PARA BLOGUEIRAS: 5 COISAS QUE UMA BLOGUEIRA INICIANTE NÃO DEVE FAZER

O post dessa sexta-feira foi feito especialmente para as blogueiras iniciantes. Nem sempre é fácil começar e muitas vezes, se não há alguém para nos contar suas experiências, as chances de cometermos erros são enormes. Erros esses que podem manchar nossa imagem. Leiam o post com carinho e atenção, foi escrito com base de tudo que experienciei até hoje,sei que vão tirar dicas preciosas daqui:

dicas para blogueiras iniciantes
Fabi Santina

SEGUE QUE EU SIGO DE VOLTA : Gente, não existe nada pior que isso. Não vou mentir, lá no início, por falta de conhecimento, fiz isso sim. Me arrependo muito. Mas hoje prefiro que as pessoas ou colegas blogueiras me sigam porque gostam do meu trabalho e não por interesse. Quando a gente capricha no conteúdo e faz com amor, não existe necessidade de trocar seguidores. Não foque nos números e sim na qualidade.
Siga a colega porque gosta e não por retribuição ou obrigação!

NÃO LER O POST DIREITO E JÁ SAIR FAZENDO SPAM NOS COMENTÁRIOS: Isso é uma falta de respeito com a colega! Se coloque no lugar dela : quantas horas ela perdeu produzindo conteúdo, escrevendo, fotografando, editando, divulgando ...para alguém não ler e sair fazendo comentários sem nexo do tipo : muito legal o seu vídeo passa lá no meu canal, visite meu blog, estou te seguindo agora me segue também....!!
Seja educada, leia o post com atenção. Faça bons comentários e aí sim, no final, coloque o link do seu blog, canal e afins. Simples.

NÃO SAIA CORRENDO DESESPERADAMENTE ATRÁS DE PARCERIAS: Minha gente, o que tem de blogueira se desesperando atrás de parceria não é mole. Vejo muito disso no grupo BLOGUEIRAS EVER lá no Facebook.
 Muitas só fazem um blog com intenção de ganhar dinheiro, e isso é muito triste.Não faça isso, as chances de desistir do blog são grandes, já que não há amor pela profissão e sim interesse financeiro. Em primeiro lugar, ame o que você faz. Procure fazer tudo com muito carinho, pense no público que te segue. Capriche nos textos, nas fotos. SEMPRE RESPONDA seus leitores. Aí sim, você estará pronta para procurar uma parceria. Quando uma empresa te procura, é porque existe dedicação no seu trabalho. Se atente á isso.

NÃO COPIE CONTEÚDO DOS OUTROS: Eu sei que muitas vezes o bloqueio criativo nos pega de jeito e as vezes encontrar inspiração para um post fica bem dificil. Só que isso não é motivo para copiar o conteúdo de outra pessoa. Tem gente tão cara de pau que não se dá nem o trabalho de mudar a letra, vai no COPIA E COLA direto. Pelo menos dê os créditos a pessoa.Quando eu vejo esse tipo de coisa na Internet, não sinto nem mais vontade de ler. Perde totalmente a credibilidade comigo.
 Sem contar que a dona vai ficar sabendo e é você quem passará vergonha. Já vi isso no mesmo grupo de blogueiras que participo e é deprimente. Inclusive o Google consegue detectar qual foi o site ou blog que fez a cópia e para "castigar", deixa seu blog lá nas últimas posições de pesquisa. Você não vai querer isso, né? Não sabe o que escrever? Respire, procure inspirações em revistas, sites, outros blogs e aí sim comece a bolar seu conteúdo.

NÃO IMITE A SUA BLOGUEIRA FAVORITA, SE INSPIRE NELA : imitar sua blogueira favorita não vai te fazer ser reconhecida. Na verdade vão te dizer que não é original. Quer ter o seu trabalho valorizado? Seja autêntica. E isso vale para o seu layout, viu? Conheço várias meninas que pedem para o designer usar a fonte igual do blog da Nah cardoso, quer exatamente as mesmas cores do blog da Taciele Alcólea...Ou faz exatamente as mesmas poses que a Thássia Naves e fala na mesma entonação da Bianca do Boca Rosa. A gente como fã nota de longe quando estão imitando alguma blogueira famosa, fica muito feio.
Se inspire na dedicação dela. Se inspire na trajetória e todo o esforço que ela fez para estar onde ela está hoje. Isso sim é bonito.
Mostre para o seu público quem você realmente é. Isso cativa e traz ótimos retornos. Tem uma blogueira bem legal chamada Clara que fez um post sobre esse lance de "blogueiras iguais". Dá uma lida aqui. É bem interessante.

dicas para blogueiras iniciantes
Nina e Fabi Santina

Nesses quase dois anos de blog aprendi muita coisa sozinha. Muitas vezes a gente quebra a cara tentando ser o que não é. Não fiz o post como crítica, mas sim como uma forma de compartilhar e ajudar quem está começando na blogosfera. Espero que tenham gostado. Quem tiver mais dicas, deixe nos comentários. Podemos aprender muito uma com as outras. Afinal, ninguém cresce sozinho não é mesmo?

16 comentários:

  1. olá Flor, sua dicas estão ótimas.

    Eu acho que, quem nunca trocou inscritos que jogue a primeira pedra rssrsr, eu já fiz, mas sempre leio o post da blogueira até o fim, tiro sempre algumas horinhas durante o dia pra ir lá ver os post, eu gosto dos blogs que sigo por que sempre tem conteúdos e opiniões diferentes do que o meu, fico informada no geral. Se eu não tivesse blog eu seguiria as mesmas blogueiras que sigo hoje, fico feliz quando elas tbm seguem o meu blog, isso mostra que tbm conquistei alguém. Sobre as parcerias, eu tenho 7 meses na blogosfera, tenho parcerias, mas nunca cobrei um centavo e só tive um que mandou livro de brinde pra mim sortear, os outro comprei preço especial mas comprei. Meu objetivo com a parceria é divulgar o trabalho de autores nacionais e que ninguém conhece. Dar uma chance a eles mostrar que são talentosos. Kkk desculpa o tamanho do texto, me empolguei kkkk adorei o post beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por expor sua opinião aqui também! É sempre bom saber um pouco mais do que as outras blogueiras pensam!

      Excluir
  2. Essas dicas me dão vontade de imprimí-las e colar na testa e em todos os lugares, pq realmente tem gente q irrita, principalmente com spam nos comentários @.@ Fico muito chateada quando leio um comentário q da pra perceber q a pessoa n leu nem a metade do post e.e
    Por outro lado, eu aceito essa de "segue sigo de volta" apenas quando a pessoa comenta um pouco sobre o post.



    Twitter> @SkullMinds
    Snap: maisaindia
    Skull Minds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito ruím mesmo fazer um post maravilhoso e a outra pessoa nem se dar o trabalho de ler!

      Excluir
  3. Amei o post, e bem verdade tudo o que escreveu aqui. Já cometi muitos erros, mais pedir pra seguir de volta eu nunca fiz, sempre tive vergonha, até pra mandar carta de pedido pra entrar no cadastro de blogueiras eu tenho vergonha kkkk enfim, e muito legal essa questão de blogueiras iguais, realmente existe muito. Beijinhos...

    www.nayanemartins.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk. Pode não parecer, mas também sou muito envergonhada. Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Ótimas dicas! Concordo com você, tenho visto muitos layouts iguais e não acho isso legal, pior ainda ficar imitando as poses de foto ou falando igual a outra pessoa! Ter personalidade dá menos trabalho e conquista muito mais público.
    Beijos!
    http://mundodemj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua palavras foram perfeitas! Concordo muito contigo!

      Excluir
  5. Muito obrigado pelas dicas! Amei o seu blog, ele é muito lindo. Parabéns ♡

    http://blogamigapirei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Isa! Eu que amei te ver por aqui! Muito obrigada!

      Excluir
  6. Suas dicas são ótimas, uma vez ou outra sempre aparece alguém querendo trocar seguir, e também acho que tudo tem que ser feito com muito amor , carinho e dedicação, já vi várias blogueira "imitando" blogueiras famosas e sem sombra de dúvidas isso é horrível e muito feio, acho que cada um tem que ter sua personalidade, ser quem é e não ficar imitando os outros!

    A indiquei você para ganhar o Prêmio Dardos e Awards lá no blog
    https://blogamigapirei.blogspot.com.br/2016/09/novidade-premio-dardos-e-awards.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, amei seu comentário! Concordo com tudo o que disse. Sem amor nada fica bom! Obrigada pela indicação!

      Excluir
  7. Muito boas suas dicas, Déborah! Eu sei bem pouco desse mundo, mas consigo ver um padrão em alguns blogs que encontro por aí e só penso que não quero ser assim, sabe? Não quero ser desesperada. Não quero fazer do meu blog um negócio a qualquer custo. Não quero fechar qualquer parceria que não tenha identificação com os meus valores pessoais. E não quero uma coisa pesada em um tempo que é para me fazer bem (o tempo que eu passo em função do blog). Adorei suas colocações e adorei também o texto linkado aqui, da Clara.
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bru, muito obrigada. Vc faz tudo muito bem feito, sou sua fã!

      Excluir
  8. Nunca é demais dar essas dicas de amiga, que parecem bobas e óbvias mas que são o mínimo para se ter uma boa convivência e chance de sucesso. ♡ xoxo Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa que sempre me irritou foi gente que não lê o post, simplesmente deixa o link. Eu comecei a apagar comentários desse tipo. É chato, desvaloriza o nosso trabalho. Eu tento arranjar tempo pro blog, me dedico, sou mãe e ainda tenho que aturar cosias assim? Faz favor né?

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

© Viva essa Moda - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger